Estuque

Abro os olhos e volto meu olhar para o relógio. Dez horas. Se tem uma coisa que não me faz falta dos tempos do departamento, é acordar cedo. Meu avô sempre dizia que acordava cedo porque havia se acostumado ao longo da vida. Isso nunca funcionou pra mim.

Levanto e tomo meu café enquanto leio as notícias da manhã. As mesmas coisas de ontem, anteontem e da semana passada. Tenho a impressão de que desde que eu limpei minha mesa e o meu armário e vim para casa, minha vida parece ter se transformado em um círculo vicioso. Pensando bem, começou antes. Os meus últimos meses de trabalho pareceram o “O feitiço do tempo”. Dias e mais dias da mesma coisa repetida à exaustão. Acho que pra mim deu.

Sento diante do computador e escrevo para Priscila. É engraçado que mesmo sem termos passado tanto tempo casados, ela ainda é a pessoa em quem mais confio. Termino de escrever, imprimo, enfio as folhas em um envelope e ligo para ela.

Chego à padaria e sento na mesa de sempre. Faço um sinal e logo o garçom traz o café puro e forte de sempre. Ela chega, senta, pede um cappuccino, me olha com aqueles olhos grandes e faiscantes e pergunta:
- Como você está?
- Entediado, mas bem. E você?
- Bem. Correndo com o livro, mas bem. O que você tem de tão urgente para me dizer que poderia esperar até amanhã?
- Tava com saudade e preciso de um favor seu.
- Tá, de quanto você precisa?
- Não não é dinheiro. Não dessa vez.
- O que é então?
- Eu tomei uma decisão e vou me ausentar por um tempo. Por isso, aqui nesse envelope tem instruções de algumas providências que eu preciso que você tome.
- Deixe-me ver…
- Não abra agora. Faça isso quando chegar em casa.
- Tá bom. Sigo sem te entender.
Tomamos nossos cafés em silêncio. Eu pago a conta e nos despedimos. Ela ainda usa o mesmo perfume. Talvez eu ainda a ame.
Ela beija meu rosto, entra no carro, dá a partida e vai embora. Fico olhando o carro descer a rua. Coloco minhas mãos no bolso e caminho até em casa.

Pego as coisas que deixei sobre a mesa e entro no quarto. Chegou a hora.
Me posiciono, fecho os olhos, respiro fundo e dou um passo à frente. Um estalo.
Acordo com a vibração e o toque
insistente do telemóvel no bolso. Abro os olhos e vejo o chão à minha volta repleto de pedaços de gesso e poeira. Olho a tela, é Priscila. Suspiro e atendo.
- Oi.
- Graças a Deus você desistiu. Ela responde entre lágrimas.
- Eu não…
- Pare. Não quero saber. Tô indo praí e, seja qual for a merda em que você se meteu, vamos resolver juntos.

Ela desliga, eu suspiro. Maldito lustre velho. Maldito teto de gesso. Sabia que deveria ter escolhido uma árvore.

Junior Gros

Comentários

Postagens mais visitadas